O Quipu e o Quipucamayoc: O Balanço e o “Contador” Inca

31 de Agosto de 2019, 08:00

Quipu

Os Quipus eram instrumentos utilizados para comunicação e também como registro contábil e como registros mnemotécnicos entre os incas.


 O Quipo era um artefato usado pelos incas e outras culturas andinas como método de contagem, já que basicamente foi um recurso que serviu como um registro numérico e alguns especialistas também concordam que pode ter sido um sistema de escrita tridimensional. Ele era composto por uma corda grossa de aproximadamente um centímetro de diâmetro, que era chamada de corda primária. Geralmente esta corda era de várias cores e, em outras raras ocasiões, era constituída por um bastão de madeira com um adereço que identificava quem havia feito ou até mesmo o que foi registrado.

 Nas cordas secundárias ou suspensas ficavam os nós que continham as informações, e os nós nos quipus teriam informações muito mais complexas, pois não eram apenas a posição deles que determinava o que eles queriam dizer, algumas pesquisas indicam que o tingimento das cordas, a direção da torção ou o tipo de nó também continham outros dados mais complexos. É por isso que muitos pesquisadores propõem que o quipu não era apenas um registro numérico, mas sim um sistema de escrita.

Assim o quipu não só poderia manter os registros de, por exemplo, a quantidade de gado que tinham em uma demarcação geográfica específica, mas também poderia servir como representação da localização de diferentes tribos ou como recursos mnemotécnicos que permitiam a lembrança da genealogia.

 

Portanto o Quipu foi o primeiro registro de plano de contas ou balanço existente e os Quipucamayocs foram os contadores daquela época.

 

Fonte: Museu Chileno de Arte Pré-Colombiano

COMENTAR

0 Comentário(s)