Resiliência: Como desenvolver essa habilidade no ambiente profissional e na vida.

17 de Agosto de 2020, 09:34

Resiliencia

A resiliência está atrelada a outras habilidades profissionais também vistas com bons olhos pelas empresas. Entre elas estão inteligência emocional, autoconhecimento, proatividade, senso de responsabilidade, produtividade e criatividade.


No dicionário, resiliência é um termo usado na Física que se refere a capacidade que certos corpos possuem de voltarem à sua forma original depois de sofrerem pressão ou serem deformados. Esse conceito foi abraçado pela psicologia tendo como significado a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

 

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a corrida contra o tempo em busca de satisfação emocional e profissional e todas as nossas outras lutas diárias, ser resiliente torna-se uma tarefa desafiadora para qualquer pessoa. Mas ainda que essa habilidade exija tempo, dedicação e paciência é importante que possamos olhar para as nossas atitudes de forma mais responsável e positiva para podermos desenvolver uma atitude mais resilente no dia a dia.

 

O autoconhecimento é a chave principal desse processo: ele faz com que possamos entender os nossos limites em determinadas situações que exigem um nível mais alto de controle emocional ou seja, situações desafiadoras como divergências com colegas de trabalho, pressão dos superiores por resultados, acúmulo de tarefas, clientes insatisfeitos, entre outros.

 

Outra atitude muito importante é procurar enxergar o lado bom em todas as situações.

Quando recebemos um feedback negativo do supervisor ou cliente pode ser um caminho para a mudança. Num primeiro momento, a situação causa medo, raiva e frustração, mas existem outras formas de se enxergar uma crítica. Procurar absorver as orientações de forma válida e construitiva pode ser um ótimo caminho para se tornar mais adaptável aos altos e baixos do cotidiano.

 

É preciso também observar com atenção o ambiente de trabalho. Ele é feito de pessoas diferentes e entender como elas se comportam ajuda a criar as estratégias certas para uma melhor convivência. Entender como se relacionar bem como cada pessoa pode tornar o ambiente mais agradável e saudável para todos. Mesmo nos dias difíceis e cheios de pressão, será possível superar os problemas ao lado dos colegas de trabalho. Isso também é resiliência!

 

Por fim, é preciso saber a controlar a emocionalidade. Um dos principais sinais que comprovam a presença da resiliência no comportamento de um profissional é a capacidade de administrar as emoções.

Sendo assim, é preciso saber demonstrar com sabedoria a tristeza e a raiva no ambiente de trabalho, de forma que suas reações não paralisem sua capacidade de criação e nem criem o chamado “climão” no ambiente de trabalho. Saber expor a sua opinião de forma responsável é importante para manter a saúde dos ambientes sociais os quais estamos inseridos diariamente.

 

Todos nós temos temos fases desafiadoras em nossas vidas pessoais e profissionais onde temos as nossas habilidades de adaptação testadas e ser resiliênte não significa que não temos o direito de ficarmos nervosos, frustrados ou estressados com algumas situações, porém um profissional que entende esse conceito procura sempre aprender com esses momentos por mais desafiadores que eles possam ser.

Identificar seus pontos fracos no meio de todo o caos da rotina diária e se esforçar para melhorar e aprender com eles é o que faz com que o nosso futuro seja mais promissor que o nosso passado, pois o aprendizado e a experiência adiquirida são valores que nos acompanham em cada etapa da nossa jornada e nos fazem evoluir a cada dia mais.

Fonte: Victon

COMENTAR

0 Comentário(s)