Como empreender em tempos de crise

22 de Julho de 2020, 10:53

Nos últimos meses, muitos empreendedores tiveram – e ainda estão tendo – que se reinventar. O momento pelo qual estamos passando é delicado. Seja pela questão de saúde ou pela economia, já não estamos mais lidando com as coisas da mesma forma. Até mesmo quem já estava com tudo programado para iniciar as atividades, teve que reduzir o passo e rever o planejamento.


Planejamento é a chave

 

Ao contrário do que muitos pensam, não é arriscado abrir um negócio em tempos de crise, desde que se tome alguns cuidados. Essas recomendações também devem ser seguidas nos tempos de calmaria e economia próspera. Entretanto, na crise, a recomendação é redobrar a cautela. 

Mesmo aquele projeto que estava guardado e sem perspectiva de seguir em frente pode “ganhar vida”, desde que seja bem planejado. E para isso, é necessário seguir alguns passos.

Em caso de novos negócios, é preciso ter em mente qual o produto ou serviço será oferecido e como ele está inserido no mercado. Pesquise sobre o segmento que atuará ouvindo outros profissionais, busque informações na internet, pergunte e se coloque no lugar do seu consumidor ideal. É importante saber o que oferecer, como oferecer e a quem oferecer.

Seja qual for a atividade, o empreendedor precisa avaliar e diagnosticar as situações em que vai vender o seu “peixe” na quantidade que precisa para obter o retorno necessário para ter lucro. A maior adversidade em tempos de crise é identificar se o produto será bem aceito por causa da instabilidade que o mercado está passando.

Da mesma forma, se você já possui um negócio e pretende expandi-lo durante o período de crise, também é preciso planejamento. Digamos que você possui uma loja de roupas e está com ela fechada ou com pouco número de visitantes, quais alternativas você consegue colocar em prática para continuar lucrando com ela?

 

Visão de mercado

 

A visão de mercado pode ser comparada à inteligência que o empreendedor tem de atrair clientes para concretizar as vendas. É necessário ter a capacidade de oferecer uma solução para um problema de mercado. Quanto mais inovadora e necessária ela for, melhor será o cenário para seu produto. A identificação do problema vai auxiliar na elaboração de solução (seu produto ou serviço) e na criação de ações que vão influenciar na decisão de compra do consumidor.

Ter visão de mercado, não significa necessariamente criar um novo produto. Você pode adaptar a sua empresa para passar pelo momento de crise da melhor maneira. Com soluções criativas e utilizando o que você já tem a disposição. Durante o período de quarentena por conta do Covid-19, por exemplo, os números de vendas online no Brasil cresceram. Isso fez com que muitos empresários migrassem suas operações para a web. Quem não teve medo de arriscar essa mudança, não se arrepende.

 

Tenha apetite de crescimento

 

Abrir um negócio demanda uma série de obrigações e a aceitação de um novo cenário pessoal e profissional. É preciso aceitar, entre outras coisas, que terá uma jornada maior de trabalho diárias, que terá de abrir mão de algumas atividades, ou a necessidade de fazer um “pé de meia”, entre outras peculiaridades. Além disso, é fundamental o apetite para o crescer e enfrentar riscos.

Na crise, as empresas maiores tendem a serem cobradas de forma diferente daquelas em fase inicial, já que precisam mostrar resultados. Como não há uma visão de possibilidade de crescimento a curto prazo, acabam demitindo em massa. Baseado em tempos passados, é possível determinar que a crise é passageira e que em um futuro próximo, o cenário será diferente e mais propício ao crescimento escalável.

Por essas e outras razões, o momento permite abrir um negócio, pois em quaisquer circunstâncias, um empreendimento em fase inicial passará por dificuldades para crescer rapidamente. A decisão nem sempre é fácil, mas os dados mostram que muitos projetos bem-sucedidos são iniciados. Que tal colocar aquele projeto parado para frente? Essa é a hora!

 

Fonte: https://hiper.com.br/blog/empreender-crise/

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