Planejamento financeiro – Como fazer um em passos simples

04 de Dezembro de 2020, 16:57

Ativo%201

Planejar sua vida financeiramente pode ajudar em muito mais do que você imagina. Fazer um planejamento financeiro significa conseguir mais qualidade de vida, ter mais possibilidades para poder fazer o que você quiser e por fim atingir a sonhada liberdade financeira.


Controle seus gastos e use a tecnologia

O primeiro passo para fazer seu planejamento financeiro pessoal  é saber sua atual situação financeira. Como fazer isso?

É essencial registrar suas dívidas, rendas e gastos. Você pode fazer isso usando cadernos, planilhas ou aplicativos, o que for mais simples e fácil. É importante que todos os seus gastos sejam anotados, de preferência na hora que eles são feitos.

 

2. Crie objetivos para você e sua família

 

Agora que você tem uma visão do que está gastando, quanto você deve e quanto você ganha, é hora de conseguir motivação para continuar sua jornada.

A melhor forma para fazer isso é definir alguns objetivos. É importante dividir seus objetivos financeiros em duas categorias:

  • Objetivos de curto prazo, são aqueles que você consegue realizar em um período de 1 anos, como realizar férias ou comprar um telefone novo.
  • Objetivos de longo prazo, são aqueles com mais de 1 ano, por exemplo, você quer juntar R$100 mil em 2 anos.

Dessa forma ficará claro quais são as metas financeiras necessárias para alcançar seus objetivos. Depois de 1 mês de controle de gastos e após seguir as dicas a seguir você será capaz de fazer um planejamento de objetivos bem realista.

Não esqueça de envolver sua família dentro dessa etapa, é muito importante que vocês entendam os motivos para fazer um controle mais duro.

 

3. Educação financeira

 

O planejamento financeiro é algo que deve ser feito diariamente e sempre aprimorado. Por isso é importante sempre adquirir mais conhecimentos sobre o tema.

 

4. Planilha de Gastos

 

Você tem a planilha com todos os gastos, sabe como investir e já começou a ler sobre finanças pessoais. O que falta? Entender como alocar seu dinheiro.

Existe uma regra para você aplicar no seu dia a dia financeiro, funciona da seguinte forma:

  • 50 % do seu salário/rendimentos deve ser gasto com itens essenciais como condomínio, água, luz e outras coisas básicas.
  • 35% serão destinados a lazer e atividades como passeios, pequenas viagens, academia e cursos. Pode parecer que não, mas essas atividades afetam diretamente sua produtividade, geralmente nunca é bom cortá-las.
  • 15% deve ser usado para quitar dívidas e depois de quitadas esse valor deverá ser usado para investimentos.

Lembre-se sempre do poder dos juros compostos, eles podem transformar pequenos investimentos em boas fontes de renda para o seu futuro.

 

5. Refaça o processo e melhore

 

Talvez o mais importante seja ter consistência, não adianta nada controlar seus gastos em um mês e no outro esquecer completamente dessas dicas.

Reavalie mensalmente seus objetivos, gastos, dívidas e receitas. Consistência é poder, mantenha a consistência nos seus investimentos e no seu planejamento, se estiver difícil procure outros métodos.

Fonte: Coin Times

COMENTAR

0 Comentário(s)