Por que minha empresa precisa de contador?

25 de Setembro de 2020, 15:52

Adobestock 314846708 1 scaled

Ao pensar em abrir ou administrar uma empresa, deve-se colocar tudo na ponta do lápis: taxas de abertura, estrutura do negócio, contratação de funcionários e de ferramentas, impostos, etc. É neste momento que surge a dúvida: "A minha empresa precisa de contador?"


É comum no início da jornada de um empreendedor algumas duvidas em relação ao cumprimento das obrigações fiscais. A principal delas é a possibilidade de se cumprir as obrigações tributarias e fiscais sem o auxilio ou consultoria de um profissional da área contábil. Com isso surge a pergunta que não quer calar:

 

Por que minha empresa precisa de contador?

 

Segundo a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Portanto, se você tem um CNPJ, sendo ele ativo ou inativo (não faturando), a sua empresa possui ações necessárias e obrigações acessórias a serem entregues. Algumas delas são:

– Emissão de notas fiscais
– Geração de guias de impostos
– Demonstrativos Contábeis
– Escrituração dos livros
– Declarações de impostos

Essas obrigações acessórias são da responsabilidade e obrigação do escritório de contabilidade que cuida da empresa.

Assim sendo, é de grande importância que, mesmo uma empresa não faturando, ela deve continuar com um contador em função das entregas dessas obrigações. 

 

Por que procurar o contador e regularizar a minha empresa?

 

A não entrega dessas obrigações acessórias geram penalidades. A cada dia de atraso, multa e juros vão aumentando.

Conforme o artigo 113, § 1, do CTN, a obrigação é principal quando o contribuinte tem por prestação (por dever) o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária (multa em dinheiro). A obrigação tributária principal surge com a ocorrência do fato gerador e extingue-se juntamente com o crédito tributário dela decorrente.

 

O que mais o contador faz pela minha empresa?

 

Quando uma empresa recorre a uma boa acessoria contábil essa relação vai muito além das entregas de obrigações acessórias. O contador será a sua melhor fonte de informações para que a sua empresa alcance o sucesso.

Além de ser essencial para a manutenção de uma empresa no mercado, a assessoria contábil vai garantir que você tome decisões acertadas e com base em dados concretos, permitindo assim o crescimento do seu negócio. Para isso é preciso:

Viabilizar ideias: Analisando e viabilizando as melhores soluções de acordo com a particularidade e necessidade de cada cliente.

Orientar estratégias: Garantindo que você tome decisões acertadas e com base em dados concretos, contribuindo para uso inteligente do dinheiro, ou seja, sem gastos desnecessários.

e por fim mas não menos importante:

Contabilizar conquistas: Para alcançar bons resultados na execução dos serviços, é necessario poder contar com profissionais que não só realizam as obrigações solicitadas mas também se preocupam com a saúde do seu negócio e que sejam capacitados e compromissados a ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais.

Por isso na Victon contamos com um time de profissionais capacitados e prontos para atender as necessidades que seu negócio precisa. Agende uma visita e descubra como podemos te ajudar!

Fonte: Victon

COMENTAR

0 Comentário(s)