5 dicas para se manter motivado como empreendedor

07 de Outubro de 2020, 15:37

5%2520dicas%2520para%2520se%2520manter%2520motivado%2520como%2520empreendedor

A rotina do empreendedor é desgastante, física e psicologicamente. Veja algumas sugestões para estar sempre motivado nesta jornada.


Muitas pessoas sonham em se tornar empreendedoras – transformar uma ideia que você adora em uma oportunidade de negócio viável é uma perspectiva interessante. Além disso, você se torna seu próprio chefe e define os próprios horários, ou seja, não precisará dar satisfações a ninguém, a não ser você mesmo.

Mas isso não é a vantagem que os empreendedores imaginam que seja. Ser seu próprio chefe significa gerenciar tudo sozinho, pois não há mais ninguém que possa fazer seu trabalho.

Como resultado, você estará sempre trabalhando, o que significa mais horas resolvendo problemas e encontrando soluções, mesmo quando o relógio já marcar o fim do expediente.

Ser empreendedor 24 horas por dia, 7 dias por semana, é mentalmente exigente e revigorante na mesma medida. Embora ter a cabeça constantemente ocupada seja empolgante no início, isso pode se tornar desgastante com o tempo, se você não tiver um momento de descanso.

Mesmo que a maioria dos empreendedores goste de ter serviço constantemente, em algum momento isso poderá ficar insuportável.

Assim, a qualidade do trabalho cairá e surgirão dificuldades de comunicação e perda da motivação, ou seja, todas as qualidades que um empreendedor precisa ter em abundância ao longo de sua carreira.

 

Dicas para se manter motivado

 

Você não quer fazer parte dos 70% de startups que não sobrevivem até o décimo aniversário, de acordo com estas estatísticas sobre startups, ou quer?

Então, a pergunta é: como se manter motivado quando você está sempre conectado? Aqui estão as cinco principais maneiras que podem ajudá-lo.

 

1. Crie listas de tarefas

 

As listas de tarefas são uma parte essencial do fluxo de trabalho do escritório — elas ajudam a mantê-lo organizado durante o dia, garantindo que você não perca compromissos ou tarefas importantes.

Para um empreendedor que tem muito mais com que se preocupar do que apenas funcionários e gerentes, uma lista de tarefas é essencial para trabalhar com eficiência e, consequentemente, manter-se motivado.

Não há nada pior do que entrar no escritório pela manhã, pronto para lidar com determinados projetos, apenas para descobrir que você perdeu um prazo de entrega.

Na vida corporativa, há sempre interrupções inesperadas durante o dia. Você não tem como se preparar para elas, mas pode estar sempre pronto para as tarefas das quais já tem conhecimento.

Faça checklists para diferentes itens da sua agenda — coisas para resolver diariamente, tarefas para um projeto específico, ideias de apresentação, reuniões, entre outras coisas.

Crie uma lista de tarefas detalhada e priorize seus itens de acordo com a urgência e a importância. Você encontrará algumas tarefas que podem ser tratadas posteriormente, para que possa se concentrar em outras primeiro.

Usar um checklist para gerenciar seu trabalho e o tempo é um grande motivador — não há sensação melhor do que marcar um item como concluído na lista.

Tire um tempo todas as manhãs para atualizar sua lista de tarefas e adicionar itens à medida que forem chegando.

 

2. Tire uma folga do trabalho

 

Ser empreendedor é mais do que um trabalho em tempo integral, mas isso não significa que você não possa fazer uma pausa de vez em quando.

Trabalhar o tempo todo não o torna produtivo; na verdade, se só pensar no trabalho, você acabará se sentindo mais cansado e menos inspirado.

Em vez de gastar sua energia mental planejando reuniões e estratégias de crescimento, desconecte-se por um tempo todos os dias.

Reserve alguns momentos para desligar do modo profissional: sem ler e-mails, nem atender chamadas telefônicas, etc.

Você pode dedicar este tempo à família, para ler um livro ou ouvir um podcast.

O que quer que faça quando estiver afastado do trabalho, o objetivo é revigorar a mente para que você possa voltar motivado e cheio de novas ideias.

 

3. Conheça pessoas fora da empresa

 

Como já foi dito, ser empreendedor é um trabalho ininterrupto. Mas uma das consequências disso é que você acaba gastando grande parte do seu tempo com pessoas da empresa ou, pelo menos, associadas a ela.

Você se reunirá com gerentes, funcionários, partes interessadas, parceiros e membros do conselho regularmente, mas perceberá que essas interações estão muito focadas internamente.

Como ampliar a mente, seus horizontes e as perspectivas da sua empresa se você está apenas olhando para dentro? É impossível fazer isso com um foco tão restrito.

Reserve algum tempo para se encontrar com pessoas de fora do escritório e até do seu setor, se possível. O networking sempre foi ótimo para os negócios e para impulsionar a motivação.

A sua empresa pertence ao setor hoteleiro? Talvez você possa se encontrar com um desenvolvedor de aplicativos de comércio eletrônico. Talvez o encontro leve a uma nova proposta ou à geração de conceitos inovadores.

Ao conhecer pessoas fora da sua esfera de influência, você não apenas aumenta seu conjunto de ideias e contatos, mas também se mantém motivado ao saber quantas possibilidades existem para o seu negócio.

 

4. Descubra hobbies

 

Você deve estar pensando: como um empreendedor pode sequer pensar em se dedicar aos hobbies? Mas esta é realmente uma maneira fundamental para evitar a sensação de esgotamento.

Os hobbies podem ser tão simples como realizar um curso ou praticar uma atividade física.

Como empresário, você terá dificuldade em encontrar tempo na sua agenda lotada para fazer qualquer coisa, menos para trabalhar. Mas, como já dissemos, procurar internamente não o ajudará a conceber novos planos de crescimento comercial, nem a mantê-lo motivado.

Escolha algo que você gosta de fazer e, certamente, haverá uma melhora na sua produtividade.

 

5. Abrace o poder do “não”

 

Você não pode resolver tudo sozinho, por mais que queira. Mas os empreendedores têm tanto o que fazer, que a única saída parece ser trabalhar duro.

É nesse momento que você precisa aprender a dizer “não”. É difícil dizer “não” a novos potenciais clientes ou a uma ideia da sua equipe, mas é algo que você precisa fazer.

O objetivo de dizer “não” às coisas é se dedicar ao máximo às tarefas atuais.

Ao aceitar todas as solicitações que surgirem, você até conseguirá aumentar sua lista de clientes, mas a qualidade do trabalho cairá, o que levará alguns dos seus clientes a abandoná-lo, resultando na diminuição dos seus níveis de motivação.

Em vez de assumir todas as tarefas que aparecerem, delegue algumas a outras pessoas e, se isso não for possível, rejeite-as.

Executar as tarefas atuais dando o seu melhor levará à uma maior retenção dos clientes e ajudará a mantê-lo motivado.

 

Principais conclusões

 

Ser empreendedor é um trabalho estressante em tempo integral, mas você não precisa perder a motivação por causa disso.

Mantenha-se organizado com listas de tarefas detalhadas e faça pausas regulares no trabalho.

Conheça pessoas de fora da sua empresa para impulsionar ideias e dedique tempo a “hobbies” não relacionados com o trabalho.

Por fim, aprenda a dizer “não” quando puder e a delegar tarefas a outras pessoas que possam executá-las.

Fonte: Conube

COMENTAR

0 Comentário(s)