Estratégias para equilibrar o fluxo de caixa da empresa em tempos de crise

10 de Março de 2021, 16:56

Fluxo

Problemas de fluxo na crise podem prejudicar a longevidade de qualquer negócio.


Quando a quantidade de dinheiro que sai de uma empresa é maior do que aquela que entra, surgem problemas no fluxo de caixa. Nesses casos, a companhia pode não ter o suficiente para cobrir folhas de pagamentos e outras despesas operacionais.

Isso pode acontecer em qualquer negócio cujo gestor financeiro não possui uma estratégia ou plano para colocar em ação e buscar equilíbrio no caixa. E o problema se agrava ainda mais quando pensamos no fluxo de caixa em tempos de crise – quando desafios os econômicos são ainda maiores.

 

A seguir separamos 6 estratégias que podem ser úteis para qualquer negócio que esteja buscando manter o equilíbrio no fluxo de caixa – antes, durante e depois de uma crise. Confira!

 

Adiante os recebíveis

Em situações de dificuldades econômicas – como em uma crise mundial, por exemplo, muitos clientes atrasam pagamentos e outros deixam de cumprir com suas obrigações.

Para evitar que ambas as situações aconteçam, incentive os clientes a pagarem o que devem até mesmo antes do prazo. Uma alternativa é oferecer descontos para pagamento antecipado.

Com dinheiro sendo gerado antecipadamente, são maiores as chances de o fluxo de caixa não sofrer tanto em períodos mais desafiadores.

 

Verifique os prazos médios de pagamento e de recebimento

 

Como o nome sugere, os prazos médios de pagamento se referem à média, em dias, entre a data que sua empresa fez uma compra ou contratou um serviço e o pagamento ao fornecedor. Já os prazos médios de recebimento são o tempo médio, também em dias, entre a venda para um cliente e o recebimento do dinheiro pela venda efetivada.

Quando ambos os prazos não estão equilibrados, corre-se o risco de a empresa não ter dinheiro em caixa para honrar com suas obrigações. O problema fica ainda mais evidente em tempos de crise, quando o fluxo de caixa começa a enfrentar escassez.

Frente a problemas financeiros, é essencial verificar como está o equilíbrio entre os prazos de pagamento e de recebimento. Não existe uma regra que funcione da mesma maneira para todos os negócios. Por isso, é preciso estudar muito bem a política de prazos médios da sua empresa.

 

Negocie suas contas a pagar

 

Para ajudar a reduzir a tensão no capital de giro, uma estratégia é atrasar ou reduzir a quantidade de dinheiro que sai da sua empresa durante uma crise de fluxo de caixa. Aqui é importante cuidar de dois pontos.

O primeiro é agir honestamente e não usar a crise como desculpa para deixar de pagar em dia um fornecedor. Afinal, ele está passando pelos mesmos problemas que sua empresa.

Então, analise bem todas as contas que precisam ser pagas e veja se uma estruturação na política de prazos médios não resolveria o problema.

O segundo ponto é, caso seja realmente necessário negociar as contas a pagar, tenha uma conversa bem franca com seus fornecedores. É provável que aqueles com os quais sua empresa tem agido com lealdade e mantém um bom relacionamento sejam flexíveis.

 

4. Negocie as inadimplências

 

O fluxo de caixa dificilmente deixa de sofrer os efeitos da inadimplência em uma crise. Para evitar transtornos ainda maiores, algumas ações que sua empresa pode tomar são:

  • Oferecer pagamentos parciais;
  • Prorrogar pagamentos e reparcelamentos;
  • Ofereces benefícios, como cashback; e
  • Explorar novos meios de pagamentos.

 

 Analise relatórios e gráficos

 

O fluxo de caixa da companhia é uma boa fonte de informações. Uma vez registradas saídas e entradas de forma correta, se torna simples gerenciar gráficos e analisar o desempenho do mês.

Manter a análise destas informações de maneira eficiente permitirá também a elaboração de projeções futuras para o seu negócio – o que é bastante útil para estimar lucros e despesas dos próximos meses. E, claro, para ter uma perspectiva mais sólida de recuperação após o período desafiador.

Lembre-se que, em momentos de crise, é preciso ter ainda mais cautela com o fluxo de caixa. Uma sugestão para uma análise mais aprofundada é realizar o fluxo de caixa projetado.

 

Fonte: RECEIV

COMENTAR

0 Comentário(s)