Cidadão poderá assinar documentos e validar transações com governo por meio digital

02 de Dezembro de 2020, 13:39

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Decreto presidencial foi publicado hoje regulamentando níveis, categorias e condições de uso e aceitação das assinaturas eletrônicas de documentos pelos cidadãos e órgãos da administração pública federal.


Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) decreto presidencial que regulamenta os níveis, as categorias e as condições de uso e aceitação das assinaturas eletrônicas de documentos pelos cidadãos e órgãos da administração pública federal.

Segundo a norma, os órgãos deverão descrever em cada serviço público ofertado, até o dia 1º de julho de 2021, o nível exigido de assinatura eletrônica, garantindo a devida transparência para o cidadão.

O decreto também estabelece a mesma data para a administração pública adequar seus sistemas de tecnologia da informação e, assim, garantir o pleno uso dos serviços.

Atualmente, mais de 80 milhões de cidadãos fazem parte do portal único do governo federal, o que corresponde a mais de ⅓ da população brasileira. Ainda conforme o decreto, os usuários são responsáveis pela guarda, sigilo e utilização de suas senhas, assim como de seus dispositivos de acesso.

Fonte: Gov.com

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