Como evitar golpes pelo celular

02 de Outubro de 2020, 13:51

Golpes

Sequestrar a conta de WhatsApp virou moda. Criminosos desenvolveram diversas ações para clonar as contas do aplicativo de conversas. Alguns vão além de incomodar e deturpar a realidade com hoaxes e fake news, roubam dados ou induzem a cadastrar seu número de telefone em serviços de SMS pagos. A boa notícia é que evitar cair em fraudes pode ser simples se você for bom observador.


Com o crescimento do uso do celular bem como a mobilidade e facilidade da troca de mensagens por aplicativos como WhatsApp e Messenger é cada vez mais comum a incidência de denúncias de golpes através destas plataformas.

O objetivo dos criminosos geralmente é o mesmo: obter quantias financeiras da vítima do outro lado da tela.

Criminosos desenvolvem as mais diversas ações para clonar as contas dos aplicativos de conversas. Algumas delas nem ao menos precisam usar qualquer ciberataque. Basta uma ligação para conseguir o objetivo.

O principal interesse do criminoso no WhatsApp é o alcance da plataforma, segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. Afinal, mais de 110 milhões de brasileiros usam o aplicativo, um alcance superior a 50% da população do país. "Quando eles disseminam uma campanha maliciosa na plataforma, os resultados são muito positivos devido à popularidade", explica.

 

Como evitar golpes no WhatsApp

 

  • Desconfie de mensagens que possuam erros ortográficos ou gramaticais e que peçam que você toque em um determinado link para obter alguma vantagem;

 

  • Evite responder mensagens que peçam que você encaminhe informações pessoais como: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha etc;

 

  • Não opere a rede de mentiras. Evite os pedidos para repassar a mensagem;

 

  • Links sugeridos (e encurtados) são perigosos, podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados ou até arquivos executáveis .exe e plugins em caso de uso do WhatsApp Web, no computador;

 

  • Você não vai precisar pagar para usar o WhatsApp, que é um aplicativo gratuito. Evite cair nesse e em outros mitos que prometem recursos novos ou premium.

 

  • Jamais divulgue o código de segurança do SMS, nem para amigos ou familiares;

 

  • Desconfie de ligações que solicitam a confirmação de recebimento de um número por SMS.

 

  • Se necessário, peça para a pessoa retornar a ligação e pesquise se não se trata de um golpe;

 

  • Ative a verificação em duas etapas. Assim, mesmo que o criminoso tenha acesso ao código enviado por SMS, ele não conseguirá acessar sua conta. 

Além das dicas, a plataforma oferece uma seção de segurança que explica alguns recursos de privacidade e criptografia do WhatsApp.

 

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/08/10/golpe-do-whatsapp-veja-o-que-fazer-para-evitar-que-o-app-seja-clonado.htm?cmpid=copiaecola

COMENTAR

0 Comentário(s)