Margem de Lucro: Entenda o que é e porque é tão importante para o sucesso de uma empresa.

17 de Novembro de 2020, 10:39

Margem%2520de%2520lucro

Entenda o que é e como funciona a margem de lucro ideal


A margem de lucro ideal é um fator importante para ter sucesso pois é através dela que calcula-se a porcentagem de lucratividade do mês, sabe-se o quão rentável o negócio está sendo a longo prazo e pode-se administrar de maneira mais realista todas as finanças. Para calcular a margem de lucro ideal, basta dividir seu lucro pela receita total e então multiplicar por 100. Desta forma, você saberá o quanto de lucratividade sua empresa teve e poderá precificar seus produtos adequadamente.


Todo empreendedor que abre ou pensa em abrir uma empresa tem sempre o mesmo desejo e objetivo: ter tanto sucesso financeiro quanto pessoal, no entanto, para alcançar os dois, é muito importante que o negócio seja rentável para que possa continuar exercendo as atividades e, consequentemente, a empresa permaneça ativa e gere lucro.

Pode parecer um tanto óbvio, mas, de acordo com o SEBRAE, a má gestão financeira relacionada à falta de rentabilidade de uma empresa é o motivo número um da grande maioria dos negócios irem à falência.

Por isso é crucial que você saiba administrar os valores dos serviços que disponibiliza e dos lucros de cada serviço vendido. E, para fazer tudo isso, ter uma boa gestão de sua empresa e conquistar o sucesso desejado, é necessário calcular a margem de lucro ideal do seu negócio. Só assim você poderá ter uma lucratividade saudável e, consequentemente, uma empresa bem-sucedida.

 

Existe uma margem de lucro ideal?

 

A resposta simples é sim, existe uma margem de lucro ideal. 

No entanto, existe uma margem de lucro ideal específica para cada empresa, pois o percentual dessa margem é depende de variações, como as atividades da empresa, o setor, o tipo de produto e/ou serviço fornecido, o preço, etc.

Ainda assim, de modo geral, existe uma média para cada tipo de setor, de acordo com especialistas da área:  

  • Setor de serviço: 20%;  
  • Setor de comércio: de 10% a 15%; 
  • Setor de indústria: de 6% a 8%.

No entanto, é importante ressaltar que essas porcentagens apenas representam uma média geral e não seguem uma regra exata, pois cada empresa tem suas próprias características. Assim, vai do empreendedor analisar o cenário de seu negócio e avaliar seus objetivos para chegar à margem de lucro ideal.

Fonte: Contabilizei

COMENTAR

0 Comentário(s)